O blog Caixote Amarelo nasceu com a proposta de dialogar apenas com os livros de relatos, as biografias. Para minha surpresa, bons ventos sopraram durante essa empreitada e outros tipos de livros ganharam espaço. Digo empreitada porque já seria difícil pra caramba abrir o bloco de notas e escrever o que sinto sobre as obras e como elas me afetam, de maneira positiva ou não. Tudo fica ainda mais complexo quando clico em "publicar". Te vejo dentro do caixote.

Por Renata de Sá.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Parque temático instiga a imaginação por meio da literatura

Casa da Bruxa má dentro do Bosque do Alemão, em Curitiba
A ponte de madeira é apenas o início de um passeio que mistura sonho e fantasia em meio a uma floresta, de certa forma, encantada. Localizada no Bosque do Alemão, na cidade de Curitiba, a trilha João e Maria retrata uma adaptação da história coletada pelos irmãos Grimm.

Ao descer as escadas atrelada à ponte, o leitor passa a fazer parte da história. Numa espécie de parque temático (bem diferente daqueles, normalmente, chamados assim), crianças e também adultos entram no bosque e acompanham o trajeto que João e Maria fizeram até se perderem na floresta. Durante a caminhada, pelo caminho de pedra e cercado de mata nativa, estão instaladas placas com trechos e ilustrações do reconto.

Trecho da história João e Maria
Tem até a casa da bruxa no bosque. E tem até bruxa má (ou boa, como são lembradas as simpáticas professoras da rede pública que se dividem na tarefa). Lá dentro, uma biblioteca infantil e um espaço para contação de histórias. Uma sacada muito interessante é o caldeirão coberto por mamadeiras e chupetas de crianças dispostas a trocá-las por uma boa história.
 
Ao sair da casa, ainda tem mais chão para percorrer e conhecer o restante da história que foi adaptada com um final mais brando. Após terminar a trilha, voltei e fui relendo todas as placas novamente. A morte da bruxa má está lá no texto, mas não sei até que ponto os leitores (adultos também) tiveram a sensibilidade de perceber.

Trilha João e Maria (Bosque do Alemão)
Rua Niccolo Paganini s/n – Vista Alegre – Curitiba – PR
Aberto diariamente das 6h às 20h
Avaliação: 4 caixotinhos (de zero a cinco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário