O blog Caixote Amarelo nasceu com a proposta de dialogar apenas com os livros de relatos, as biografias. Para minha surpresa, bons ventos sopraram durante essa empreitada e outros tipos de livros ganharam espaço. Digo empreitada porque já seria difícil pra caramba abrir o bloco de notas e escrever o que sinto sobre as obras e como elas me afetam, de maneira positiva ou não. Tudo fica ainda mais complexo quando clico em "publicar". Te vejo dentro do caixote.

Por Renata de Sá.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Exposição transforma 7 ilustradores em planetas e convida participante para essa viagem


Binóculos aguardam os visitantes na entrada do Sesc St. André. Eles servem para olhar para os sete planetas ali montados que abrigam a exposição Linhas de histórias – o livro ilustrado em sete autores. Odilon Moraes, um dos curadores do projeto, diz que a ideia nasce de uma metáfora, afinal, cada um dos sete ali representados tem sua atmosfera própria, fazendo com que o ambiente seja propício para o surgimento das diferentes espécies que vão habitar aquele lugar.

Ao visitar cada um desses planetas, é possível conhecer um pouquinho mais e se familiarizar com um universo único. Para o planeta Eva Furnari, a equipe imaginava um escorregador que desembocava em uma espécie de lago onde encontraríamos a bruxinha – personagem tão marcante nas histórias da artista. Mas, ao chegar perto, o que o visitante encontra é uma estrutura bem menos inventiva.

Ao contrário do orçamento disponibilizado para essa construção, a imaginação dos autores/ilustradores homenageados não tem limites. A artista Angela Lago cria uma atmosfera tão surpreendente nas suas ilustrações que, dependendo da forma como você segura o livro (Cena de rua, por exemplo), a imagem parece ser em 3D. Assim como Renato Moriconi, a partir de algo tão banal quanto andar de carrossel, é capaz de nos mostrar muito mais do que os olhos podem enxergar.

A equipe ainda visitou o ateliê dos 7 artistas (Andrés Sandoval, Angela Lago, Eva Furnari, Javier Zabala, Nelson Cruz, Renato Moriconi e Roger Mello) e o resultado pode ser conferido em um minu documentário exibido no local.

"Linhas de histórias – o livro ilustrado em sete autores"
De 08 de julho a 26 de novembro de 2017
Sesc Santo André


Nenhum comentário:

Postar um comentário